Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Inicio » Noticias da comunidade » 

a cidade do porto nas bocas do mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Ônibus e Taxis em Portugal se tornam roteadores Wi-Fi

Redação GeekZilla escreveu:
Uma rede Wi-Fi que poderia ser um modelo para muitas cidades, inclusive no Brasil, foi lançada na cidade de Porto, em Portugal. Ônibus e Taxis foram equipados com roteadores que servem como pontos Wi-Fi movéis para milhares de passageiros. Os equipamentos também coletam dados dos veículos – e de sensores em lixeiras pela cidade – e os enviam de volta para a prefeitura para ajudar no planejamento da cidade.

Mais de 600 veículos são parte da rede, que agora atende a 70,000 mil pessoas por mês e esta absorvendo entre 50%  e 80% do tráfego de usuários que estariam usando a rede celular. Construida por uma startup chamada Veniam, saída da Universidade de Porto, esta é a maior e mais sofisticada rede baseada em veículos no mundo, a empresa informou.

Além do acesso a Internet, a rede Porto esta sendo usada para coletar dados de sensores, quando os ônibus e taxis passam por um buraco, os sensores na suspensão dos veículos detectam o solavanco e enviam a informação para a prefeitura identificar onde estão os problemas na estrada e em seguida enviar equipes de reparo. Lixeiras equipadas com sensores utilizam a rede para informar se estão cheias para que possam ser recolhidas de forma eficiente e no melhor horário.

O fundador da empresa, João Barros, disse que planeja expandir o sistema para outras cidades. A Veniam também acaba de receber $4.2 milhões em capital de risco e abriu seu escritório em Mountain View na California, Estados Unidos.

Tendo participado de alguns projetos envolvendo a implantação de cidades inteligentes/digitais posso dizer que esta solução é mais do que interessante para resolver o problema de alcance dos rádios utilizados para distribuição do Wi-Fi, sem contar que os equipamentos não ficam restritos a função de apenas fornecer acesso a internet, o que Portugal fez neste caso  foi aproveitar ao máximo os recursos disponíveis de uma forma realmente inteligente.

Ver perfil do usuário
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Mensagem em Qui 26 Mar 2015 - 23:52 por Helix

Olha esta não sabia eu, está muito bem sim senhor, havia era de pegar a moda por outras cidades.

Mensagem em Qui 26 Mar 2015 - 23:57 por Rayaxe

Bibó porto carago!

Já sabia disto e pensava que ja era de conhecimento comum, por acaso não ando de autocarro e acho que deviam por o mesmo sistema no metro (que já uso todos os dias), a net ainda é meia lenta mas é melhor que nada xd

Mensagem em Sex 27 Mar 2015 - 12:26 por Manhut

Fiquei impressionado com os sensores na suspensão, grande ideia para acabar com estradas problemáticas

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: