Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Telemóveis, Smartphones & PDAs » Android OS » 

Não deixes descarregar o teu smartphone ou tablet até 0%

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Helix

avatar
Legend

Como é bem provável que muitos de vocês tenham recebido um novo smartphone ou tablet este Natal (ou até o primeiro), nada como relembrar uma regra básica para garantir que a sua bateria permaneça em bom estado durante o maior tempo possível: a de não deixarem descarregar totalmente a bateria.

É bastante provável que encontrem pessoas que vos aconselhem a deixar a bateria descarregar-se completamente antes de voltarem a recarregá-la, só que na verdade esse pedaço de "sabedoria popular" generalizou-se devido às baterias recarregáveis de NiCd, que sofriam do chamado "efeito de memória" que prejudicava o seu desempenho no caso de serem feitas cargas parciais.

Nas baterias de Li-Ion, as mais populares actualmente, este efeito já não acontece. Pelo que aquilo que era válido para as baterias de NiCd não se aplica às baterias dos smartphones e tablets actuais - pelo contrário, até acaba por ser prejudicial. Para as baterias de lítio, a descarga total é algo nada aconselhável a que se faça frequentemente.

O que deverão fazer é recarregar o vosso smartphone sempre que for possível, de preferência quando o mesmo estiver a cerca de 50% da carga.

A única excepção é quando notarem que a indicação do nível de carga já não estiver a bater certo com o valor real - por exemplo, se o smartphone ficar sem bateria quando ainda indicava 20% no ecrã (ou se chegar a "0%" mas continuar a funcionar durante horas e horas). Isto é porque o nível de carga é feito com base na estimativa da energia usada para a recarregar e na que é gasta, e poderá desviar-se dos valores reais.

Nesse caso, há que proceder a uma calibração do circuito que faz essa estimativa, e que é feita simplesmente mediante um ciclo de descarga e carga completa: usando o smartphone até que se desligue sem bateria e depois fazendo uma carga completa até 100%. Uma vez que isto vai contra a primeira regra que dissemos acima, é algo que não deverão fazer frequentemente, no máximo uma vez por mês, conforme indicado por alguns fabricantes.

abertoatedemadrugada



Ver perfil do usuário http://www.rewtec.com
@Helix, tenho um Samsung Galaxy S3 e deixo-o descarregar várias vezes até 0... e nunca me deu problemas!



 
Ver perfil do usuário

Rayaxe

avatar
The Special One
The Special One
Não te da problemas em concreto, apenas vai aos poucos reduzindo a capacidade da bateria, penso que seja isso. Tu não notas a diferença porque isso é gradual e vai mudando realmente muito devagar, mas secalhar se tiveres a oportunidade de comparar com uma nova ja perdeste 10% da capacidade total da bateria






Ver perfil do usuário

tiorigues

avatar
Master
Eu que diga tambem tenho um Galaxy S3 e tive que comprar a pouco tempo uma bateria nova porque quando eu começava a fazer alguma coisa com ele a bateria tinha logo uma queda de carga muito grande, e agora com a bateria nova a diferença é muito grande, agora nao deixo as baterias descarregarem ate 0% para nao perder nenhum ciclo de vida

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum