Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Telemóveis, Smartphones & PDAs » Android OS » 

[Android] 5.0 Lollipop. Novidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 [Android] 5.0 Lollipop. Novidades em Qua 26 Nov 2014 - 10:04

Helix

avatar
Legend
Para os fãs de Android, todos sabem que a partir do momento em que se dá a anúncio de distribuição de uma nova actualização de software, dá-se início a uma espera ansiosa para poder verificar, mexer e “brincar” com as novas funcionalidades que vêm com a mesma. Ao longo destes anos foram muitas as novas funcionalidades inseridas no sistema operativo da Google, ao passo que a qualidade das componentes também foi aumentando.

Recordando as anteriores versões do Android:

• Android 1.0 Cupcake - estreada pelo HTC Dream em 2008
• Android 2.0 Eclair, correspondente ao Motorola Droid
• Android 3.0 Honeycomb, especificamente desenhado para tablets
• Android 4.0 Ice Cream Sandwich primariamente distribuido para os Samsung Galaxy Nexus


Android 5.0 Lollipop: design e aparência

Uma das primeiras mudanças das quais se toma nota, é a diferença na interface de utilizador. As animações para mudança de janela estão diferentes, assim como os ícones tácteis que servem o propósito de aceder ao ecrã principal, retroceder e ainda acessar ao painel de multi-tarefa. Agora existem formas geométricas simples, figurativas das três funções acima referenciadas, sendo elas um círculo, um triângulo invertido e um quadrado, respectivamente.

Os símbolos repeitantes à rede móvel, wifi e bateria também sofreram alterações, assumindo formas mais minimalistas. É de realçar que várias aplicações predefinidas também foram alteradas a nível de apresentação, como:

• Contactos
• Menú de definições
• O teclado númerico para realização de chamadas
• Barra de notificações
• Painel multi-tarefa





Funcionalidades

As funções inerentes à versão anterior mantêm-se idênticas, ainda que nesta nova versão tenham sido adicionadas várias funcionalidades de destaque.
Na barra de notificações (que também sofreu alterações a nível de apresentação) foram acrescentadas as funções de lanterna, bloqueio de viragem de ecrã e ainda a função 'transmitir ecrã', que nos permite transmitir a imagem do nosso ecrã para outro equipamento de mídia - tal como uma televisão ou tablet, via miracast ou chromecast.

É ainda de referir as novas opções acrescentadas ao ecrã de bloqueio: na nova versão do Android encontramos a possibilidade de aceder ao teclado numérico arrastando o ecrã para o lado direito, assim como tirar uma fotografia ou gravar um vídeo ao fazer swipe para o lado oposto. Para desbloquear simplesmente temos de arrastar o dedo para cima no ecrã.

Para finalizar, temos agora disponível a hipótese de aceder directamente às notificações sem a necessidade de desbloquear o dispositivo. É possível, por exemplo, responder de imediato a uma mensagem de texto ou abrir uma notificação de uma qualquer aplicação.



Uma opção interessante que também foi adicionada a esta nova versão é a possibilidade de criar perfis diferentes - para outros utilizadores do smartphone - e assim definir algumas prioridades respectivas a cada um, consoante o nível de acesso que queiramos disponibilizar. Podemos, por exemplo, permitir ou não a realização de chamadas, assim como o envio ou não de SMS’s.

Por fim destacamos as novas funcionalidades de ajustamento automático de luminosidade conforme o ambiente onde estamos – luminosidade adaptável - e de poupança de energia que, quando seleccionada, faz com que o sistema operativo distribua de forma mais eficaz a memória virtual do dispositivo, desactivando também pequenas coisas como animações de transição entre ecrãs e menus, que apesar de subtis na sua actuação acabam por perfazer um grande papel na diminuição da autonomia no decorrer da utilização.



Performance

Após algum uso intensivo, é com bastante satisfação que podemos afirmar que a mais recente versão do Android não desapontou. Os menús continuam a ser transpostos de forma fluída, apesar das novas e mais exigentes animações. É de sublinhar que, relativamente à versão anterior do Android, a autonomia da bateria tornou-se bastante mais eficiente, denotando-se uma enorme preocupação por parte da Google em aceder às muitas queixas por parte dos utilizadores relativamente a este aspecto.

Em jeito de conclusão, fizemos ainda um pequeno teste à performance usando a conhecida aplicação de testes Antutu Benchmark, disponível gratuitamente na Google PlayStore, Esta aplicação também nos permitiu comparar o desempenho do LG Nexus 5 a correr Android 5.0 e Android 4.0. Como é possível verificar o desempenho é excelente. Na versão anterior, o equipamento obtinha uma pontuação largamente inferior à obtida sob a utilização da versão actual, demonstrando o incremento de eficiência que o Android 5.0 vem dar relativamente à versão prévia.



Opinião

Para além da melhoria significativa do design da interface de utilizador e da adição de novas funcionalidades e aplicações, o Lollipop vem oferecer uma performance significativamente melhorada. Após alguns anos de altos e baixos no que respeita a actualizações para novos sistemas operativos Android, a curva de crescimento da Google neste âmbito apenas tem vindo a subir, apetrechando os utilizadores com actualizações de sistema cada vez mais confiáveis, seguras e estéticamente superiores.

Apesar desta ser a primeira versão do Android 5.0, com certeza que irão sair mais algumas actualizações para corrigir possíveis bugs ou conflitos.
É contudo de destacar o excelente trabalho que a Google tem vindo a fazer, oferecendo mais uma vez aos seus utilizadores um notável sistema operativo móvel, cada vez mais intuitivo e pessoal.


telemoveis.com


Ver perfil do usuário http://www.rewtec.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum